Nós Construímos Joinville!

Formulário de busca

Palavras da Diretoria

Você está em: Página Inicial » Palavras da Diretoria » Projeto Legal, vantagens e conquistas para a construção civil

10.07.2014

Projeto Legal, vantagens e conquistas para a construção civil

Assinado pelo prefeito de Joinville Udo Döhler no início deste ano, o Decreto 21.852, de 28 de janeiro de 2014, começa a trazer resultados positivos para a indústria da construção civil. Conhecida como Projeto Legal, a medida vem dinamizando os processos e a liberação de licenças emitidas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

A diretoria do Sinduscon Joinville entende que a iniciativa prova o compromisso da Prefeitura, por meio da Seinfra, em atender aos anseios do setor. “A ação é extremamente positiva e estamos muito satisfeitos com os resultados iniciais”, comenta o diretor de Relações Institucionais Francisco Mauricio Jáuregui.

Em vigor há quase seis meses, a medida já reduziu em aproximadamente 60% o tempo médio de análise de projetos. Segundo a engenheira civil Luana Siewert Pretto, da Gerência da Unidade de Aprovação de Projetos da Seinfra, a taxa de projetos que necessitam de segunda análise por não atenderem a legislação em vigor também teve uma redução. “A queda foi de 26% se comparada a 2013. Consequentemente, o retrabalho foi reduzido, fato este que se comprova com a redução do número médio de análises por processos, que era de três em 2013 e reduziu para dois neste primeiro semestre de 2014”, diz.

Além da maior objetividade na análise, continua Luana Siewert Pretto, o Projeto Legal tem entre suas vantagens maior eficiência e eficácia nos serviços prestados pela Prefeitura no que tange ao processo de licenciamento de obras, com a consequente redução no tempo médio de emissão de alvarás para construção.

A agilidade e a clareza na análise dos projetos e a redução nos prazos para a liberação das licenças são antigas reivindicações do setor da construção civil e o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville comemora os primeiros avanços.

O engenheiro civil Flávio Carsten, que trabalha em parceria com o presidente do Sinduscon Joinville, Vanderlei Buffon, diz que a iniciativa é um grande passo para a cidade e deve ser tomada como exemplo por outros órgãos públicos. “O Projeto Legal é uma forma compacta e rápida de fazer as verificações dos projetos, estabelecendo parâmetros claros entre o que se aprova e o que se constrói na cidade e não deixando de respeitar qualquer lei, mas tornando rápido um processo que era moroso”, comenta.

Outro ponto positivo, continua o engenheiro, é que os profissionais da Seinfra têm feito uma campanha maciça para divulgar os critérios adotados com o novo decreto e estão sempre à disposição para esclarecer dúvidas.

Para garantir que novas conquistas como esta sejam possíveis em Joinville, o Sinduscon continuará atuando em parceria com a administração pública municipal, ressaltando o bom relacionamento mantido ao longo dos últimos anos.

 

A Diretoria

Sinduscon Joinville

 

 


Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/sindus/public_html/application/modules/site/controllers/PalavraController.php on line 135