Nós Construímos Joinville!

Formulário de busca

Palavras da Diretoria

Você está em: Página Inicial » Palavras da Diretoria » Sinduscon no Conselho da Cidade

05.06.2013

Sinduscon no Conselho da Cidade

Joinville deu mais um importante passo para o desenvolvimento do município e a integração das políticas que promovam o ordenamento territorial e a integração regional com a eleição, em maio, dos membros do Conselho da Cidade.

A Conferência da Cidade, realizada no dia 18 do mês passado, definiu os representantes de seis diferentes segmentos: poder público executivo, movimentos sociais populares, trabalhadores representados por suas entidades sindicais, entidades representativas do empresariado, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e organizações não-governamentais (ONGs).

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (Sinduscon) conquistou uma das vagas de titular e será representado pelo seu diretor de relações institucionais, Francisco Mauricio Jauregui. As outras três vagas do setor empresarial serão ocupadas por representantes da Acij, Ajorpeme e CDL. Para o Sinduscon, participar das ações e planejamentos que definirão o futuro de Joinville e propor soluções aos problemas enfrentados nos grandes centros é um exemplo de cidadania que não pode ser desperdiçado.

Antes de assumir a função junto ao Conselho da Cidade, o Sinduscon já participava das reuniões da Comissão Preparatória para a Conferência da Cidade. Prova de que a entidade tem sido atuante nas questões que envolvem a sociedade, sempre em defesa do crescimento e do desenvolvimento sustentável do município.

Criado para atender a uma exigência do Ministério das Cidades, o Conselho da Cidade tem como objetivo auxiliar nas discussões sobre o planejamento urbano, observando as diretrizes do Plano Diretor, analisando e sugerindo projetos e mudanças às leis encaminhadas à Câmara de Vereadores. Uma delas é a Lei de Ordenamento Territorial (LOT), que deverá voltar à discussão agora que o Conselho da Cidade foi criado.

A Conferência da Cidade de Joinville é parte do calendário do Ministério das Cidades, com vistas à Conferência Nacional das Cidades, marcada para os dias 20 a 24 de novembro, no Distrito Federal. Antes disso, serão realizadas etapas estaduais. A Conferência de Santa Catarina será entre os dias 23 e 25 de agosto. Entre os temas debatidos nas Conferências estão as políticas sobre a função social da propriedade, controle social no desenvolvimento urbano, integração intersetorial e territorial e prioridades do Ministério das Cidades, Estados e Municípios para o período de 2014 a 2016.

A Diretoria

 

Sinduscon Joinville