Nós Construímos Joinville!

Formulário de busca

Palavras da Diretoria

Você está em: Página Inicial » Palavras da Diretoria » Terceirização, uma tendência mundial

25.06.2014

Terceirização, uma tendência mundial

A terceirização dos serviços é um tema que divide opiniões no Brasil e apesar da urgência em sua regulamentação, deve continuar sem definição pelos próximos meses. O Projeto de Lei 4.330/04, ainda em tramitação no Congresso Nacional, dificilmente será aprovado neste ano, em virtude de eventos como a Copa do Mundo e as eleições, que atraem para si o foco das atenções no país.

Cercada por divergências, desinformação, polêmicas e opiniões controversas, a terceirização precisa ser discutida com seriedade, pois tem impacto fundamental nas relações de trabalho. Por isso, as discussões sobre o assunto vêm sendo acompanhadas atentamente pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (Sinduscon).

O Sindicato mantém contato permanente com entidades representativas estaduais e nacionais, como a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). No dia 13/06/2014 o Sinduscon também participou de uma reunião com o Ministro do Trabalho Sr. Manoel Dias, reafirmando seu apoio e interesse na aprovação de uma legislação clara e específica sobre o tema.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o número de trabalhadores terceirizados cresce 1 milhão por ano no Brasil. Com base nesse cálculo, o país conta atualmente com cerca de 15 milhões de terceirizados. Diante dos números tão expressivos, é inaceitável que uma definição continue sendo adiada e siga trazendo insegurança jurídica às contratações.

Atualmente, a terceirização é o caminho mais vantajoso e seguro para o futuro das empresas, pois permite a otimização de custos e a racionalização da infraestrutura e dos recursos humanos em áreas que não fazem parte da essência dos negócios.

Adotada em todo o mundo, a prática é hoje uma das características da economia moderna, globalizada e competitiva, pois agiliza processos, melhora a qualidade e a produtividade, reduz custos, formaliza parcerias e amplia novos mercados.

Diante de tantos ganhos e vantagens para trabalhadores e para a gestão das empresas, o Sinduscon Joinville continuará atento aos grandes movimentos da economia e do mercado e seguirá acompanhando o tema até a sua completa regulamentação.


A Diretoria

 

Sinduscon Joinville


Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/sindus/public_html/application/modules/site/controllers/PalavraController.php on line 135