Nós Construímos Joinville!

Formulário de busca

Notícias

Você está em: Página Inicial » Notícias » Balanço das atividades realizadas pelo SINDUSCON Joinville em 2019

16.12.2019

Balanço das atividades realizadas pelo SINDUSCON Joinville em 2019

Todos nós, empresários e profissionais da indústria da construção civil, tivemos um ano desafiador. O Brasil enfrentou entraves e uma severa crise nos últimos anos, mas felizmente começamos a perceber um mercado mais otimista, com reaquecimento das vendas e crescimento no volume de lançamentos.

Aqui em Joinville, trabalhamos para fomentar e fortalecer os negócios, sempre defendendo o interesse dos nossos associados e também da sociedade. No SINDUSCON, não medimos esforços e tivemos um ano com importantes ações.

Apenas para citar algumas delas:

- Criação do Grupo de RH do SINDUSCON Joinville, que tem como objetivo integrar e desenvolver ainda mais o setor da construção civil. A iniciativa conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e do Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Joinville (SECONCI). Ao longo do ano foram realizados 15 encontros com a participação média de 15 empresas. Entre os assuntos discutidos estavam a Convenção Coletiva, Consciência de RH nas empresas, Leis e Práticas Trabalhistas, Boas Práticas de Gestão de Pessoas, Treinamento, Visitas técnicas, Pesquisa Salarial e de Indicadores de RH, entre outros.

- Participação no Programa de Capacitação em Ética & Compliance promovido pela CBIC. Foram oito módulos de treinamento online e dois eventos em Brasília com a participação do presidente, Vilson Buss e da coordenadora administrativa, Annelise Cerutti, o que resultou na criação de um material completo para a entidade.

- Com a necessidade de adequar o orçamento anual, foi realizado uma mudança no formato da Pesquisa de Perfil Imobiliário, onde atualmente é custeado pela maioria das empresas incorporadoras associadas.

- Criação do Comitê de Crise do Licenciamento Ambiental, que vem exigindo do poder público medidas para agilizar as análises de projetos e a emissão das licenças. O foco do Comitê está em cobrar regras claras para o licenciamento ambiental, celeridade nos processos, discricionariedade e a adoção, em Joinville, da autodeclaração, a exemplo de outras cidades do Brasil. Vale lembrar ainda que este case conquistou o segundo lugar no Prêmio Melhores Práticas Sindicais de 2019 na categoria Defesa Setorial, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC.

- Realização em maio do seminário “As Novas Ferramentas Urbanísticas Indispensáveis para a Construção de Joinville”, na ACIJ. O evento abordou as regras e formas de utilização da outorga onerosa e da transferência do direito de construir e reuniu mais de 200 profissionais do setor.

- Também em maio, participação no Encontro Nacional da Indústria da Construção, o ENIC, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, foram abordados temas e tendências que trazem impactos a todas as empresas e profissionais do setor.

- No mês de agosto, organização do Dia Nacional da Construção Social, considerado o maior evento de responsabilidade social do setor. Neste ano, recebemos mais de 2.600 pessoas e fizemos mais de 25 mil atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, educação, cidadania, esporte, lazer, cultura e segurança do trabalho.

- Ainda em agosto, realização o 2º Encontro Imobiliário do SINDUSCON Joinville, com mais de 200 profissionais do setor. Além de abordar temas pertinentes ao mercado imobiliário, o evento também teve um caráter social com a arrecadação de meia tonelada de alimentos. Os produtos foram doados para o Hospital Infantil e a Associação de Amigos do Autista.

- Já no mês de outubro, organização da 2ª Feira das Construtoras, no Garten Shopping. O evento contou com oito empresas expositoras e teve o patrocínio da CAIXA e da Amanco, com o apoio da FIESC.

- Realização de duas Rodadas de Negócios, uma em março, com a Átria Eventos, e outra recentemente, em parceria com a Messe Brasil. Nas oportunidades, as empresas puderam conhecer e selecionar novos fornecedores, além de definir as melhores estratégias de negociação e obter preços mais competitivos.

- Também marcamos presença em inúmeros eventos setoriais, comissões, audiências públicas, sessões na Câmara de Vereadores, debates e solenidades.

- Mensalmente realizamos reuniões ordinárias e extraordinárias da diretoria e com os associados, trazendo convidados especiais como a Sama, Companhia Águas de Joinville, Prefeitura, SEPUD e outros órgãos.

A lista de atividades, ações e providências tomadas pelo SINDUSCON Joinville ao longo deste ano nos enche de orgulho. Orgulho de saber que temos feito um trabalho sério e dedicado para garantir que o setor da construção civil possa se desenvolver e se fortalecer cada vez mais.

Que 2020 seja repleto de novas conquistas e que possamos seguir renovados e fortalecidos.

Feliz Natal e um próspero Ano Novo. 

Fonte: Sinduscon Joinville
Data Publicação: 16.12.2019