Nós Construímos Joinville!

Formulário de busca

Notícias

Você está em: Página Inicial » Notícias » Informativo Jan/Fev 2019 Sinduscon Joinville

14.03.2019

Informativo Jan/Fev 2019 Sinduscon Joinville

 

Informativo SINDUSCON Joinville

 

2019 começou e os trabalhos do SINDUSCON Joinville também. Em prol dos associados e do fortalecimento da indústria da construção civil, o sindicato já realizou inúmeras atividades neste início de ano. Confira algumas delas:


 Representação em Brasília

O vice-presidente do SINDUSCON Joinville, Marco Antonio Corsini, assumiu a vice-presidência da Câmara Brasileira da Indústria da Construção para a Região Sul. O empresário já representava Santa Catarina junto à entidade nacional e agora, conforme prevê o novo estatuto da CBIC, vai atuar como representante da regional Sul. O anúncio foi feito no dia 13 de fevereiro, em Brasília, durante a primeira reunião do Conselho de Administração da CBIC.


 Reunião do Grupo de RH

O SINDUSCON Joinville realizou no dia 21 de fevereiro, no Instituto da Indústria, mais um Encontro do Grupo de RH. Na primeira reunião do ano, o foco foi a estruturação do Plano de Ação 2019. O grupo reúne profissionais de empresas associadas ao sindicato para a troca de experiências e o suporte às rotinas das áreas de recursos humanos. Criado no ano passado, o Grupo de RH do SINDUSCON Joinville conta com o apoio da FIESC e do SECONCI. Empresas interessadas em participar podem buscar informações com Annelise Cerutti pelo telefone (47) 3425-2288.


 Resíduos da construção civil 

Empresas associadas ao SINDUSCON Joinville participaram no dia 25 de fevereiro de uma reunião com o Ministério Público Federal para tratar dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado dos resíduos sólidos da indústria da construção. O objetivo do MPF foi conscientizar os empresários sobre a importância da destinação correta e do reaproveitamento de materiais. O encontro foi realizado no auditório da Procuradoria da República em Joinville, na rua Orestes Guimaraes, 876, no bairro América, e contou ainda com a presença de representantes da Polícia Civil, IMA, SAMA, Polícia Ambiental e Ajoctre. O SINDUSCON Joinville foi representado pelo presidente Vilson Buss e pelo diretor de Meio Ambiente, Maurício Jauregui Paz.


 Usina de Reciclagem da Ajoctre 

Ainda sobre o descarte de resíduos da construção civil, o SINDUSCON Joinville recebeu no dia 14 de fevereiro o presidente da Associação Joinvilense de Condutores de Transportes de Resíduos (AJOCTRE), Gilson Holz. Durante o encontro, as duas entidades falaram sobre o projeto da Ajoctre para a instalação de uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil. Por entender a necessidade do descarte correto deste tipo de material, o SINDUSCON Joinville é um dos apoiadores da iniciativa. A usina ficará na rua Minas Gerais, em uma área de 180 mil m2. O projeto já foi encaminhado à SAMA e aguarda licença ambiental.


 Programa Ética & Compliance 

O SINDUSCON Joinville é uma das entidades participantes do Programa de Capacitação Semipresencial em Ética & Compliance promovido pela CBIC. Em fevereiro, a coordenadora administrativa do sindicato, Annelise Cerutti, concluiu mais um módulo do treinamento. Promovido pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC) da CBIC, com a correalização do SESI Nacional, o programa tem como objetivo instrumentalizar as entidades no suporte aos empresários do setor para uma gestão ética em suas organizações. Ao final da capacitação, o SINDUSCON Joinville receberá um Código de Conduta e Manual de Integridade para compartilhar com os associados.


 Construção Mais Segura 

Com o objetivo de melhorar a segurança dos trabalhadores da indústria da construção civil e tornar a cidade de Joinville uma das mais seguras do Brasil no setor, o SINDUSCON e o SECONCI lançaram a Campanha Construção Mais Segura. A intenção é vistoriar os canteiros de obras na cidade e orientar as empresas sobre questões de saúde e segurança do trabalhador. O cronograma prevê que engenheiros de segurança do trabalho do SECONCI façam visitas de orientação e entrega de manuais com informações técnicas e normas de segurança. O segundo passo é um check list dos riscos graves iminentes e, em seguida, um treinamento com os trabalhadores. A partir deste ponto, as empresas podem aderir oficialmente à Campanha, associando-se ao SECONCI, que então fará uma análise das condições da obra e a certificação com o selo “Construção mais segura”, além de acompanhamento mensal.


 Reunião COMDEMA

No dia 6 de fevereiro ocorreu a primeira reunião deste ano do Conselho Municipal do Meio Ambiente - COMDEMA. O principal assunto foi a criação da nova Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) que abrange, total ou parcialmente, os bairros Atiradores, Glória, Morro do Meio, Nova Brasília, São Marcos e Vila Nova, além da zona rural de Joinville. A área total é de 27 milhões de m2. O projeto deve trazer impactos para o desenvolvimento e a infraestrutura da cidade e será discutido em audiências públicas.


 Encontro de associados

Dia 26 de fevereiro ocorreu a primeira reunião do ano com os associados do SINDUSCON Joinville. Na oportunidade, foram discutidos temas como o descarte de resíduos da construção civil, orçamento do sindicato para 2019, as vantagens de participar da CooperconSC e a importância de as empresas do setor participarem de eventos como a Rodada de Negócios, que ocorre neste mês de março. A BRAIN, responsável pela Pesquisa Imobiliária, também trouxe os resultados do levantamento feito no quarto trimestre de 2018 e apresentou um resumo dos Indicadores Imobiliários Nacionais divulgados recentemente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção.


 

Agende-se!

 

 

SINDUSCON Joinville na mídia

 

O SINDUSCON Joinville completou 70 anos em dezembro. Para comemorar, uma série de atividades será realizada ao longo do ano. Anote alguns dos principais eventos que vêm por aí! Em breve, informaremos os detalhes, datas e locais.

- 2º Encontro Imobiliário do SINDUSCON Joinville

- Dia Nacional da Construção Social 2019

- Feira das Construtoras

 

Jornal A Notícia, edição de 10 de janeiro. O vice-presidente do SINDUSCON Joinville, Marco Antonio Corsini, concede entrevista sobre o IPTU Progressivo.

Jornal A Notícia, edição de 17 de janeiro. Nota do colunista Jefferson Saavedra diz que a metragem liberada pela Prefeitura para a construção civil em 2018 foi a menor em dez anos em Joinville. O tema foi a manchete na edição deste dia.

Jornal A Notícia, edição de 9 de fevereiro. O presidente do SINDUSCON Joinville, Vilson Buss, participa de reportagem sobre as expectativas do setor da construção civil para 2019.

Jornal A Notícia, edição de 23 de fevereiro. Artigo assinado pelo presidente do SINDUSCON Joinville, Vilson Buss, fala sobre a necessidade do adensamento em áreas consolidadas e os benefícios da outorga onerosa para a cidade.

Jornal A Notícia, edição de 23 de fevereiro. Nota na coluna de Jefferson Saavedra sobre a Campanha Construção Mais Segura.

Jornal A Notícia, edição de 4 de março. Nota na coluna de Jefferson Saavedra sobre a participação do vice-presidente do SINDUSCON Joinville, Marco Antonio Corsini, em reunião com o Ministro da Economia, Paulo Guedes.

 



 

Fonte: Sinduscon Joinville
Data Publicação: 14.03.2019