Nós Construímos Joinville!

Formulário de busca

Notícias

Você está em: Página Inicial » Notícias » Informativo Mar/Abr/Mai 2019 Sinduscon Joinville

19.06.2019

Informativo Mar/Abr/Mai 2019 Sinduscon Joinville

Informativo SINDUSCON Joinville

 

Confira as principais atividades realizadas pelo SINDUSCON Joinville nos meses de março, abril e maio.


 

Programa Ética & Compliance

 

O SINDUSCON Joinville participou durante o mês de março dos treinamentos online do Programa de Capacitação Semipresencial em Ética & Compliance promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

 

Após a conclusão dos últimos módulos, o presidente do SINDUSCON Joinville, Vilson Buss e a coordenadora administrativa do sindicato, Annelise Cerutti,  estiveram em Brasília, no dia 16 de abril, para o workshop de encerramento. Na oportunidade, apresentaram os resultados locais do programa, que tem como objetivo instrumentalizar as entidades no suporte aos empresários do setor para uma gestão ética em suas organizações.

 


 

Rodada de Negócios

 

Com o objetivo de reunir e ampliar parcerias comerciais entre as empresas do setor e fornecedores da cadeia construtiva, o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville e a Atria Negócios e Eventos realizaram no dia 13 de março, no Instituto da Indústria, a 1ª Rodada de Negócios da Construção Civil 2019. O diretor de Relações Institucionais, Bruno Cauduro, representou a entidade.

 


 

Programa Gerar – Aprendiz Legal

 

O presidente do SINDUSCON Joinville, Vilson Buss, recebeu no dia 18 de março, na sede do sindicato, a delegada regional da Polícia Civil, Tânia Harada. O tema tratado foi o Programa Gerar, que oferece alternativas para empresas que precisam cumprir as cotas impostas pela Lei de Aprendizagem, mas não encontram funções adequadas para esse público em suas rotinas e atividades. Graças a uma Portaria do Ministério do Trabalho (693/2017), empresas de alguns setores econômicos, incluindo a construção civil, podem remanejar seus jovens aprendizes para expediente em órgãos públicos, como a Polícia Civil. Em Joinville, a iniciativa já tem bons resultados. Interessados em saber mais sobre a cota social e o trabalho do Instituto Gerar podem acessar www.gerar.org.br ou entrar em contato pelo telefone 47 3473-1493.

 


 

Grupo de RH

 

Criado em 2018 para promover a troca de experiências entre os profissionais de RH das empresas associadas, o Grupo de RH do SINDUSCON Joinville mantém encontros periódicos. A iniciativa oferece suporte às rotinas das áreas de recursos humanos e conta com o apoio da FIESC e do SECONCI.

 

As reuniões são mensais e no mês de março, realizaram em parceria com o Instituto Eneagrama, o Workshop Gestão Emocional nas Organizações. Na oportunidade foram abordados temas como a importância do autoconhecimento e a gestão das emoções como ferramenta de transformação.

 

O Grupo de RH participou no mês de maio de cursos e treinamentos oferecidos pelo SESI, como: Desenvolvimento de Palestras e Apresentações Criativas e Eficientes.

 

As empresas interessadas em participar do Grupo de RH do SINDUSCON Joinville podem buscar informações com Annelise Cerutti pelo telefone (47) 3425-2288.

 


 

SC bem representada

 

Representada pelo vice-presidente regional Sul da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Marco Antonio Corsini, a indústria da construção civil catarinense segue marcando presença nas reuniões da CBIC, em Brasília.

 

Ocorreram encontros em 13 de março e 10 de abril. Além disso, o SINDUSCON Joinville e o SECONCI têm participado ativamente das reuniões da CDIC, na FIESC. No dia 21 de março, em Florianópolis, estiveram presentes o vice-presidente do SINDUSCON, Marco Antonio Corsini, e o presidente do SECONCI, Jorge Correa de Sá. No dia 25 de abril, o encontro ocorreu em Criciúma e contou com a participação do empresário Jorge Correa de Sá.

 


 

Mudança na contratação da Pesquisa Imobiliária

 

A partir deste ano, apenas as empresas que optarem pela contratação e rateio dos custos da pesquisa do Perfil Imobiliário, realizada pela BRAIN, terão acesso aos dados do mercado em Joinville.

 

A decisão foi tomada em função da necessidade de adequar o orçamento do sindicato, que não dispõe mais de recursos para financiar o projeto. O último encontro do grupo de estudos que definiu as novas regras para a contratação da pesquisa foi realizado no dia 19 de março, com a participação do presidente do SINDUSCON, Vilson Buss, do vice-presidente Marco Antonio Corsini e dos diretores Thiago Borba (Administrativo e Financeiro), Mario Cezar Castro de Aguiar (Economia e Estatística) e Ana Rita Vieira (Indústria Imobiliária).

 


 

Edifícios Inteligentes

 

Foi realizado no dia 23 de abril, no Ágora Park, a palestra “Edifícios Inteligentes: bem-vindos ao futuro”. Na oportunidade, o SINDUSCON Joinville foi representado pelo vice-presidente Marco Antonio Corsini. O evento foi promovido pela Neomot Edifícios Inteligentes. Entre os temas abordados estavam a aplicação dessa tecnologia no Ágora Tech Park e o case da Thorus, que utiliza o conceito de edifícios inteligentes em seus projetos.

 


Licenciamento Ambiental

 

Joinville marcou presença no 2º Encontro Nacional sobre Licenciamentos na Construção, realizado no dia 3 de abril, em Brasília, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da Comissão da Indústria Imobiliária (CII).

 

Estiverem no evento o secretário da SEPUD, Danilo Conti, e o vice-presidente do SINDUSCON Joinville, Marco Antonio Corsini. Além da palestra com o secretário Danilo Conti, outros gestores apresentarem seus cases, entre eles o de Fortaleza, que já utiliza a autodeclaração em seus processos de licenciamento ambiental.

 

O modelo está em estudos para ser adotado também em Joinville, como alternativa para agilizar as licenças ambientais na cidade. O tema é defendido pelo SINDUSCON Joinville, que criou um Comitê de Crise para acompanhar o assunto.

 


Comitê de Crise de Licenciamento Ambiental em Joinville

 

Para atuar mais ativamente na busca por soluções definitivas para o problema do licenciamento ambiental em Joinville, o SINDUSCON criou o comitê de crise. As principais reivindicações do setor são regras claras, celeridade, desburocratização, discricionariedade - definir claramente a interpretação da legislação ambiental em um documento único que seja a base técnica para o licenciamento - e autodeclaração.

 


Seminário sobre outorga onerosa foi um dos destaques de maio

 

Maio foi marcado por uma extensa agenda de atividades no SINDUSCON Joinville. Já no início do mês, no dia 7, o sindicato realizou na ACIJ, o seminário “As Novas Ferramentas Urbanísticas Indispensáveis para a Construção de Joinville”.

 

O evento reuniu mais de 200 profissionais ligados a indústria da construção civil, entre engenheiros, arquitetos e empresários dispostos a entender as regras e formas de utilização da outorga onerosa e da transferência do direito de construir, dois instrumentos da lei complementar 523/2019 em vigor em Joinville.

 

Os palestrantes foram o secretário municipal de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (SEPUD), Danilo Conti, e o gerente de Governança e Processos da SEPUD, Richard Klymyszyn. A programação contou ainda com a palestra “Ativações Urbanas”, com os arquitetos Marcelo Fontes e Bruno Campos, sócios da BCMF Arquitetos.

 


Reunião na Câmara de Vereadores

 

O SINDUSCON Joinville participou no dia 8 de maio, na Câmara de Vereadores de Joinville, de um debate sobre os impactos financeiros causados pela demora na obtenção de alvarás de construção. Na oportunidade, o presidente Vilson Buss apresentou um balanço parcial sobre os projetos que aguardam liberação na SAMA.

 

Atualmente, 77 projetos de 18 empresas associadas esperam licenciamento (são 8.228 unidades e 2,5 milhões de metros quadrados). O investimento gira em torno de R$ 2,2 bilhões, que poderiam gerar cerca de 9 mil empregos e R$ 125 milhões em impostos ao município. O Comitê de Crise do SINDUSCON Joinville também realizou novos encontros nos dias 14 e 21 de maio.


Ordem do Mérito Industrial

 

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) entregou no dia 24 de maio, durante o encerramento da Semana da Indústria, em Florianópolis, a Ordem do Mérito Industrial. O mais importante reconhecimento da indústria catarinense foi concedido a Glauco José Côrte, Leonardo Fausto Zipf e Sidney Haroldo Ogochi. Rui Altenburg recebeu a Ordem do Mérito da CNI. Também foi entregue o Mérito Sindical aos sindicatos que cooperam para o fortalecimento da representatividade empresarial catarinense e que permanecem filiados à FIESC por um longo período. Participaram da solenidade o vice-presidente do SINDUSCON Joinville, Marco Antonio Corsini, e o presidente do SECONCI, Jorge Correa de Sá.

 

“Apesar do ritmo aquém do esperado na tramitação das reformas estruturais que o Brasil precisa, o setor segue otimista. O índice de confiança tem registrado queda, mas não o suficiente para reduzir o ímpeto para investir e expandir a produção. A indústria vai se envolver cada vez mais na defesa das reformas, como a da Previdência, para criar o ambiente necessário para retomada dos investimentos e do crescimento econômico”, disse o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

 


Pesquisa Imobiliária

 

O SINDUSCON Joinville e a BRAIN Bureau de Inteligência Corporativa apresentaram no dia 21 de maio, na ACIJ, os resultados do Perfil Imobiliário relativos ao primeiro trimestre de 2019. As empresas que aderiram à contratação da pesquisa conheceram o novo método de divulgação dos dados e puderam questionar detalhes sobre os indicadores e debater os resultados com o consultor e diretor da BRAIN, Marcos Kathalian.

 

Dentro desta nova proposta, o Perfil será disponibilizado somente às empresas que optarem por ratear os custos do serviço. Os interessados em continuar recebendo a pesquisa devem formalizar a adesão, passando a contribuir com um valor mensal. Mais informações com Annelise Cerutti pelo telefone 47 3425-2288.

 


91º ENIC

 

O Rio de Janeiro foi a sede do 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC). Santa Catarina contou com a participação de 34 pessoas, entre elas o presidente do SINDUSCON Joinville, Vilson Buss, o vice-presidente Marco Antonio Corsini e o presidente do SECONCI Joinville, Jorge Correa de Sá. O evento foi realizado entre os dias 15 e 17 de maio. Também no dia 15 de maio, no RJ, a CBIC realizou sua reunião mensal com a presença do vice-presidente da regional Sul, Marco Antonio Corsini.

 


Encontro mensal com associados

 

Os associados do SINDUSCON se reuniram no dia 28 de maio, às 19 horas, na Adega Don Maximiliano. O evento contou com a presença do presidente da CDIC, Paulo Obenaus, e do gerente jurídico da FIESC, André Luiz Carvalho Cordeiro. Entre os temas abordados estavam Planejamento Trabalhista Pós-reforma e Comissão Apartada.

 


Outros eventos e reuniões:

 

- No dia 9 de abril, ocorreu a reunião de diretoria, seguida da reunião mensal de associados, na Adega Don Maximiliano. Os convidados da reunião foram os secretários Danilo Conti (Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável) e Jonas de Medeiros (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), além do advogado especialista em Direito Imobiliário, Leonardo Papp, que falou sobre a lei do distrato.

 

- No dia 11 de abril, o vice-presidente da CBIC e do SINDUSCON Joinville, Marco Antonio Corsini, participou em Brasília de uma reunião com bancos para discutir o crédito imobiliário e o sistema financeiro habitacional.

 

- No dia 30 de abril, foi realizada a assembleia geral extraordinária com os associados do SINDUSCON Joinville para debater a Convenção Coletiva de Trabalho.

 

- No dia 16 de maio, o Grupo de RH realizou seu encontro mensal e recebeu como convidada especial a coordenadora administrativa da Total Conexões, Letícia Warmeling, que falou sobre Indicadores de RH.

 

- O diretor de Relações Institucionais, Bruno Cauduro, representou o SINDUSCON Joinville na reunião da Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores de Joinville, realizada no dia 28 de maio. O encontro debateu sobre o processo de emissão de alvarás e licenças em Joinville.

 

- No início do mês de maio (dia 3, na SEPUD), o presidente Vilson Buss marcou presença na reunião de apresentação sobre a Conferência da Cidade e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável. O encontro foi motivado pela proximidade da eleição dos novos representantes da sociedade civil organizada para o próximo mandato do Conselho da Cidade, gestão 2019/2022. O vice-presidente do sindicato, Marco Antonio Corsini, está inscrito como membro do Conselho da Cidade e é um dos nomes cotados à presidência.

 

- No dia 23 de maio, o presidente do SECONCI, Jorge Correa de Sá, e o vice-presidente do SINDUSCON, Marco Antonio Corsini, participaram da reunião da CDIC, realizada na FIESC, em Florianópolis.

 


 

NOVO ASSOCIADO

SINDUSCON Joinville na mídia

 

O SINDUSCON Joinville conta com um novo associado: Inovar Habitacional. Desejamos as boas-vindas à empresa e seus profissionais.

 

O SINDUSCON Joinville está na mídia, sempre se posicionando sobre assuntos de interesse do setor e da cidade. Confira:

 

- Jornal A Notícia, coluna Jefferson Saavedra, 4 de março. Nota sobre o encontro do vice-presidente do SINDUSCON Joinville, Marco Antonio Corsini, com o ministro da Economia Paulo Guedes, em Brasília.

 

- RIC TV Record, Programa Balanço Geral, 9 de março. A diretora de Indústria Imobiliária, Ana Rita Vieira, concedeu entrevista sobre verticalização, em reportagem especial sobre o aniversário de Joinville e o futuro da cidade. Confira https://bit.ly/2TKRaKk

 

- Jornal A Notícia, coluna Cláudio Loetz, 12 de março. Nota sobre a realização da Rodada de Negócios da Construção Civil 2019.

 

- Jornal A Notícia, coluna Cláudio Loetz, 14 de março. Nota sobre a homenagem de entidades de classe joinvilenses, incluindo o setor da construção civil, ao presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. O tema foi destaque também nas edições do jornal Diário Catarinense (coluna Estela Benetti), Correio Francisquense e Jornal da Cidade.

 

- Revista Joinville É, edição de março. A verticalização foi tema de reportagem especial na publicação alusiva ao aniversário da cidade. O entrevistado foi o presidente do SINDUSCON Joinville, Vilson Buss.

 

- Outros portais de notícia da região também divulgaram, em março, reportagens e notas sobre a Rodada de Negócios e a homenagem ao presidente da FIESC. Foram cerca de 20 inserções na mídia, em sites como O Mirante, Portal Fazer Aqui, Portal Joinville, Jornal Evolução, Aconteceu em Joinville, Revista Portuária, sites da ACIJ e CDL Joinville, entre outros.

 

- Jornal A Notícia, sessão Opinião, 5 de maio. Artigo sobre a importância e a urgência da Reforma da Previdência assinado pelo vice-presidente Marco Antonio Corsini.

 

- Jornal A Notícia, coluna de Jefferson Saavedra e coluna da ACIJ, 6 de maio. Notas sobre a realização do Seminário “As Novas Ferramentas Urbanísticas Indispensáveis para a Construção de Joinville”.

 

- Jornal A Notícia, coluna de Jefferson Saavedra, 9 de maio. Nota de abertura na coluna sobre a estimativa de investimentos de R$ 2,2 bilhões da construção civil “parados” à espera de licenciamento ambiental. O assunto foi a manchete da edição do dia.

 

- RIC TV Record – Balanço Geral, 9 de maio. Entrevista com o presidente Vilson Buss sobre o problema do licenciamento ambiental em Joinville.

 

- Jornal A Notícia, coluna de Jefferson Saavedra, 13 de maio. Informações sobre a queda na metragem liberada para construção civil em Joinville.

 

- Jornal A Notícia, sessão Opinião, 14 de maio. Artigo do presidente Vilson Buss sobre a necessidade de desburocratização dos licenciamentos ambientais em Joinville.

 

- NSC – Jornal do Almoço, 15 de maio. Reportagem sobre o problema do licenciamento ambiental em Joinville e entrevista com o diretor de Relações Institucionais do SINDUSCON Joinville, Bruno Cauduro. Assista em: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/joinville/v/atraso-na-emissao-de-alvaras-gera-prejuizo-bilionario-para-setor/7617711/

 

- Jornal A Notícia, 22 de maio. Reportagem sobre os processos travados na SAMA e a tentativa de mudar o modelo de licenciamento em Joinville. Um dos entrevistados foi o diretor de Relações Institucionais do SINDUSCON Joinville, Bruno Cauduro. O tema foi a manchete de capa da edição do dia.

 

Também em maio, portais de notícias da região divulgaram a cobertura do seminário sobre outorga onerosa que reuniu mais de 200 pessoas na ACIJ. Foram cerca de dez veiculações na imprensa sobre o assunto.