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25.10.2017

Novos tempos, novas práticas

Gino Oyamada - 3G Governança, Gestão e Gente

Gino Oyamada - 3G Governança, Gestão e Gente

Dirigentes de empresas, acionistas e conselheiros têm uma nova agenda ocupando o seu dia a dia.

Estes personagens, que são geradores de riqueza para o país, estão colocando de lado a agenda política de Brasília, ocupada por temas que nos enojam e que em nada contribuem para o grande projeto de país que precisamos.

Estamos falando do descolamento do mundo dos negócios do mundo político. Todos reportam a necessidade de criação de uma agenda positiva, e já se conscientizaram que ela não virá de Brasília, haverá de ser uma agenda do empresariado.

A queda da inflação e dos juros, sem perspectivas e fundamentos para uma nova alta, abre espaço para este importante movimento, já em curso, já sem a timidez do passado recente.

Mas tão importante quanto isto é a maturidade com que este movimento ganha força. Os tempos são outros, os erros do passado serviram de lição, os desmandos e a convivência errática nas relações com os entes governamentais mudaram de patamar.

A dependência anteriormente patrocinada, a forma de se relacionar com o estado, o incentivo fiscal como alavanca, o lobby como proteção, o patrocínio de políticos e a doentia busca por troca de favores e benefícios são temas que hoje são debatidos no mundo empresarial num outro nível. São práticas que não se sustentam. Ótimo que assim seja!

Neste contexto, os maus exemplos de não governança das empresas estatais, dos fundos de pensão, das empreiteiras, dos bancos públicos e de tantos outros fornecedores do governo têm inegavelmente contribuído para a construção de um novo modelo de governança no setor privado.

Temos observado que, independentemente do porte e natureza societária das empresas, da sua origem de capital ou do setor onde atue, a instalação das boas práticas de Governança Corporativa, ou mesmo a revisão do modelo de governança já instalado e conseqüentes programas de melhorias, é uma realidade.

De temas que vão da elaboração de um bom Acordo de Acionistas, de um bom Código de Conduta à criação de áreas de Integridade, passando pelo mapeamento de riscos e introdução de uma área de Inovação & Competitividade, várias ações estão sendo empreendidas nas organizações.

Novos tempos, novos desafios, novas práticas.  É disto que precisamos para a construção de um novo modelo empresarial. É o mundo real, da produção, da geração de empregos e de riqueza puxando a agenda.

Fonte: Gino Oyamada, Sócio-Gerente da 3G Governança, Gestão e Gente