Nós Construímos Joinville!

Formulário de busca

Notícias

Você está em: Página Inicial » Notícias » O lado bom da crise

02.05.2017

O lado bom da crise

Mario Cezar de Aguiar

Mario Cezar de Aguiar

Há tempos não temos uma sucessão de boas notícias na economia brasileira, mas, aos poucos, importantes indicadores começam a dar sinais claros de que voltamos a uma espiral de crescimento. Já podemos dar as boas-vindas ao segundo trimestre do ano mais motivados e otimistas. É hora de olharmos com bom humor para o mercado e, superada a fase mais crítica da tormenta, fazer o balanço do legado deixado pela crise política e econômica. Sim, há sempre ensinamentos a serem contabilizados após períodos de recessão, que são extremamente didáticos.

Um dos indicadores que sinaliza a retomada da atividade econômica é a melhora do Índice de Confiança da Construção, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Março teve seu maior resultado desde junho de 2015, chegando a 75,1 pontos, uma alta baseada nas perspectivas do empresariado para os próximos meses. O Índice de Expectativas (IE-CST) também cresceu e atingiu 87,8 pontos, maior escala desde setembro de 2014.

Assim como o setor da construção civil, o consumidor vem mostrando seu otimismo. Outro índice medido pela FGV – o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) – subiu 3,5 pontos em março, totalizando 85,3, o maior nível desde dezembro de 2014. Esses e outros indicadores comprovam que a percepção do brasileiro mudou e já rompemos as barreiras do desânimo que, há alguns meses, congelavam nossa economia.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville está otimista e seus associados, energizados para a retomada dos negócios. Com o índice de confiança subindo e os investimentos reaquecidos, a economia volta aos eixos. Felizmente, a indústria da construção civil caminha para a sua recuperação de forma gradual, alicerçada, amadurecida e qualificada. Acreditamos que os crescimentos graduais desprovidos de picos na economia fortalecem a sua sustentabilidade.

O setor reconhece a necessidade de reformas estruturais que deem suporte ao crescimento socioeconômico e, para isso, os poderes constituintes devem enfrentar estas questões com responsabilidade, visando a melhoria do cidadão, razão principal do Estado.

Mario Cezar de Aguiar - Presidente SINDUSCON Joinville

Fonte: Artigo publicado no Jornal A Notícia - ANO 94 - edição 27.533 - 01/5/2017


Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/sindus/public_html/application/modules/site/controllers/NoticiasController.php on line 135