Nós Construímos Joinville!

Formulário de busca

Notícias

Você está em: Página Inicial » Notícias » Palestra aborda os impactos do eSocial na segurança e saúde no trabalho

27.11.2017

Palestra aborda os impactos do eSocial na segurança e saúde no trabalho

Especialista em Desenvolvimento Industrial, Gustavo Nicolai esteve em Joinville nesta segunda-feira, dia 27/11, para falar sobre os custos dos afastamentos por doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho na indústria e os impactos do eSocial

Divulgação

O especialista em Desenvolvimento Industrial da Unidade de Qualidade de Vida do SESI Nacional, Gustavo Nicolai, esteve em Joinville na manhã desta segunda-feira, dia 27 de novembro, para ministrar a palestra “Impactos do eSocial e do Fator Acidentário de Prevenção na Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST)”.

Realizado na ACIJ, o evento foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), por meio do SESI/SC, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Joinville), Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci) e Conselho das Entidades Patronais da ACIJ (Consep), com o apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Joinville).

Com experiência na liderança de equipes de saúde e segurança, gestão de custos, treinamentos, palestras sobre SST, FAT, eSocial, medicina do trabalho e auditorias de saúde e segurança, Gustavo Nicolai falou sobre os custos de cada afastamento por acidente de trabalho e as vantagens de investir em ações de prevenção e promoção da saúde do trabalhador. “É infinitamente mais barato e vantajoso prevenir e cuidar da saúde e do bem-estar dos profissionais”, garantiu, mostrando como os afastamentos podem onerar, de maneira significativa, as empresas.

Além de detalhes da legislação em vigor no Brasil e aspectos como o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), Riscos Ambientais do Trabalho (RAT) e Seguro de Acidente de Trabalho (SAT), o palestrante abordou os impactos da má gestão em prevenção de acidentes do trabalho. Na oportunidade, apresentou também as vantagens e desvantagens do novo sistema de escrituração digital de obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, o eSocial.

Na lista dos pontos positivos, mais qualidade de informações, centralização das obrigações previdenciárias e trabalhistas, direitos previdenciários assegurados, concorrência mais leal e melhorias para os trabalhadores. Nos aspectos que exigem atenção, o especialista mencionou a obrigatoriedade de prestar informações corretas e atualizadas sobre os trabalhadores, sob o risco de multas, os custos da implantação dos sistemas necessários ao cumprimento do eSocial, a geração de passivos e as necessidades de alteração na cultural empresarial.

Para mais detalhes sobre o tema, o palestrante Gustavo Nicolai indicou a Cartilha eSocial, que pode ser acessada no Portal da Indústria (www.portaldaindustria.com.br/relacoesdotrabalho/media/publicacao/chamadas/Cartilha%20eSocial_miolo_web.pdf) e a ferramenta Construindo Segurança e Saúde, (www.cbic.org.br/construindosegurancaesaude), disponibilizada gratuitamente pela CBIC. Para solicitar a apresentação em PDF feita hoje, 27/11, na ACIJ, envie um e-mail para imprensa@sinduscon-joinville.org.br 


Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/sindus/public_html/application/modules/site/controllers/NoticiasController.php on line 135