Nós Construímos Joinville!

Formulário de busca

Notícias

Você está em: Página Inicial » Notícias » Saiba como combinar estampas no ambiente sem cometer exageros

03.03.2017

Saiba como combinar estampas no ambiente sem cometer exageros

Seja nas paredes, nos móveis ou em acessórios de decoração, a combinação de estampas é um movimento que vem invadindo as casas e dando um toque mais moderno e original aos ambientes. A mistura de estilos e cores deixa os espaços com roupagens mais dinâmicas, alegres e cheias de personalidade.

Conhecida como composé, a tendência vale para qualquer ambiente, mas, de acordo com a designer de interiores Ana Paula Costa Pinto Giavoni, de Sorocaba (SP), o primeiro passo é agir sempre com bom senso. "Sempre com aquela regrinha de ousar nos detalhes para não cansar a visão e enjoar logo", ressalta.

Existe uma infinidade de estampas que, segundo a especialista, ficam bem em qualquer ambiente: florais, listras, xadrez, geométricas e étnicas. "Há ainda as clássicas, em animal print e as mais específicas, como infantis e de cozinha", enumera.

A recomendação para não errar ou exagerar nas combinações é eleger duas ou até três cores fortes com nuances suaves. "Escolha estampas, mesmo que com listras e flores, que tenham os mesmos tons. Nos quartos, prefira tons mais suaves e cores como verde e azul, que são mais tranquilizantes ao olhar."

Eleitas por uma empresa americana mundialmente conhecida por seu sistema utilizado na indústria gráfica, as tendências de cores para decoração mudam bastante de estação para estação, assim como no mundo da moda. "A nossa casa tem que ter a nossa cara. Portanto, é o gosto do dono que deve prevalecer", completa Ana Paula.

Como combinar as cores

Além da regra de usar o bom senso, é válido também seguir algumas dicas na hora de misturar cores para decorar um ambiente. Confira algumas delas:

- Paredes lisas com o estilo de cores vibrantes são ideais para espaços mais coloridos. Combinar vermelhos terrosos com tonalidades mais neutras é uma maneira de preparar o ambiente e complementá-lo com elementos estampados, como um tapete ou um sofá de patchwork.

- Os espaços pequenos também podem receber uma composição mais descolada. Tintas com efeito listrado, por exemplo, são opções para quem quer passar a sensação de amplitude ao espaço com mais personalidade.

- Para os mais clássicos, a dica é investir em contrapontos com cores mais neutras. Combinações como rosa, tons terrosos e almofadas com tonalidades mais vibrantes são alternativas para quem busca equilíbrio e sofisticação.

Fonte: Obra24horas


Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/sindus/public_html/application/modules/site/controllers/NoticiasController.php on line 135