Quer reformar o apartamento? Saiba por onde começar
Seja para dar novos ares ao apartamento ou porque ele precisa de melhorias, uma coisa é certa: as reformas precisam ser bem planejadas. O primeiro ponto é se preparar financeiramente. Depois, fazer o projeto com um profissional experimente e seguir algumas regras.
Antes de começar a reforma no apartamento é importante checar as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A instituição estabelece padrões a serem seguidos com o objetivo de garantir a qualidade das construções e, consequentemente, a segurança.
- A NBR 16280 é a norma que regulamenta reformas em edificações e inclui métodos que precisam ser respeitados ao longo de todo o período da obra.
- A principal delas é que qualquer alteração feita nas edificações, inclusive dentro das unidades, deve ser comunicada ao síndico.
- A norma também diz a reforma deve ser elaborada por profissionais habilitados ou empresas especializadas.
Outros cuidados durante a reforma
- O proprietário/morador deve apresentar um plano de reforma e uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), assinados por um engenheiro ou arquiteto. Estes profissionais devem acompanhar a obra, do planejamento à execução e finalização. Sem isso, a obra pode ser embargada.
- Os condomínios têm regras de convivência e horários de silêncio. Quem descumpre as normas está sujeito à multa. No caso específico de obras, o horário padrão, em geral, é das 8h às 17h, mas pode variar de acordo com o Regulamento Interno de cada condomínio. É importante conferir isso antes de começar a reforma.
- Aos sábados, normalmente, o período de reforma é das 8h às 12h. Fora desses horários, nos domingos e feriados, é proibido. Mas, ainda assim, o que vale é o Regimento Interno. Confirme os horários com o síndico.
- Para reduzir os incômodos dentro de casa, é importante que o morador organize as etapas da obra e faça a gestão dos resíduos e dos entulhos.
- Antes de começar a fase mais barulhenta da obra, é importante comunicar ao síndico, que avisará, com antecedência, os demais moradores. Dessa maneira, a chance de reclamações e atritos com os vizinhos é menor.
- As mudanças dentro do apartamento são livres, desde que não alterem ou comprometam a parte estrutural. Decoração, pintura, troca de piso, móveis sob medida… tudo isso pode ser feito sem problemas, mas quebrar uma parede exige projeto técnico baseado na planta do imóvel.
- A fachada não pode ser alterada (nem cor, nem esquadrias externas, nem colocação de toldos ou fechamento das sacadas), a menos que seja aprovada em assembleia.
- A responsabilidade pela reforma é inteiramente do morador. Por isso, a dica é só contratar profissionais e empresas de confiança.
- O material necessário à obra deve ser levado ao apartamento pelo elevador de serviço. Tudo deve estar bem embalado para evitar sujeira nas áreas comuns.
- O lixo e os resíduos da obra também são incumbências do morador. E, no caso de grandes volumes, não devem ser jogados na lixeira comum do prédio. Contrate um serviço especializado de coleta de entulhos.
Lembre-se: reformas dão trabalho, mas também podem ser muito prazerosas. Com planejamento, assessoria de profissionais técnicos e respeito às normas, a obra será mais tranquila e, em pouco tempo, seu apartamento estará de cara nova.