BRAIN apresenta dados Covid Impactos e Desafios para o Mercado Imobiliário
“Em um primeiro momento, a percepção causada pela pandemia era de que o mundo tinha acabado para os negócios. Agora, as empresas estão percebendo que o mundo não acabou.” A análise do sócio-diretor da Brain, Fábio Tadeu Araújo, resume os resultados da terceira onda da pesquisa “Covid-19: Impactos e Desafios para o Mercado Imobiliário”.
Com informações captadas junto a 554 empresas do país entre os dias 10 e 25 de junho, o levantamento mostra o desempenho e as percepções do setor diante da crise. O trabalho, realizado em conjunto com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) em parceria com outras entidades do setor, começou a ser desenvolvido em março e traz uma série histórica desde o início da pandemia.
A terceira fase da pesquisa revela resultados mais animadores em relação aos dados de março e abril. No número de lançamentos previstos para junho, por exemplo, há um crescimento significativo: de 296 lançamentos previstos em março para 704 em junho.
Em março, 25% imaginavam atrasar os lançamentos em 60 dias. Agora, apenas 12% falam em atrasos de dois meses e somente 1% revelaram a decisão de cancelar novos empreendimentos.
Sobre o ritmo das obras, 55% alegam que, em junho, o trabalho chegou aos patamares anteriores ao da pandemia. Em março, esse percentual era de apenas 22%. As vendas também estão em crescimento. O fechamento de negócios de forma presencial não teve queda para 25% dos entrevistados em junho.
Nas vendas online, o desempenho foi ainda melhor: 45% dos pesquisados em junho não sentiram queda neste formato de negociação e 18% sentiram queda sutil. Do total de empresas consultadas, 75% alegaram ter fechado vendas durante a pandemia. Na média nacional, para 9% dos consultados, o isolamento interferiu no tipo de imóvel que o comprador tem procurado.
A apresentação com análises e os dados completos da pesquisa “Covid-19: Impactos e Desafios para o Mercado Imobiliário” está disponível no canal da BRAIN no Youtube.
Acesse e confira:
https://www.youtube.com/watch?v=Zj_7m9jrKvI&feature=youtu.be&autoplay=1&mute=0