Imóvel financiado pode ser usado como garantia de novo crédito
A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus vem exigindo algumas ações econômicas. Uma delas é a medida provisória regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) que permite que um imóvel financiado seja usado como garantia de um novo empréstimo com o mesmo banco do financiamento inicial.
A possibilidade de oferecer um mesmo bem para garantir mais de uma operação de crédito tem como objetivo aumentar a liberação de empréstimos pelos bancos.
Na avaliação do vice-presidente da área de Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Celso Petrucci, toda notícia que envolve crédito e facilidade de crédito é boa, mas essa em particular pode não impactar muito o setor, já que a regulação permite o refinanciamento de imóveis que já são objeto de financiamento imobiliário.
Do ponto de vista do momento de crise, Petrucci destaca que a medida é válida porque pode ajudar as pessoas que foram afetadas pela pandemia. “Olhando pelo lado econômico, a iniciativa é muito boa.” A regulamentação do CMN já está valendo e cabe aos bancos decidirem pela oferta desse tipo de crédito.
*Com informações da CBIC
Data Publicação: 05.08.2020