Redução da taxa Selic: vantagens para o mercado imobiliário
O Copom (Comitê de Política Monetária) reduziu no início do mês a taxa Selic em 0,5 ponto percentual. O índice passou de 13,75% para 13,25%. Essa foi a primeira vez, desde agosto de 2020, que a taxa Selic foi reduzida. A redução era aguardada por boa parte do mercado. A aposta, no entanto, era de uma queda de apenas 0,25 ponto percentual.
Com base na decisão do Copom, o mercado financeiro já refez sua projeção para a taxa Selic. A expectativa é que o índice chegue a 11,75% até o fim do ano – e mais 12% como era a previsão inicial.
Para a indústria da construção, a taxa de juros elevada é apontada como um dos principais problemas, segundo a sondagem feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). De acordo com os empresários do setor ouvidos na pesquisa, desde o terceiro trimestre de 2022 o principal desafio da construção civil está em trabalhar com os juros elevados.
O início do ciclo de queda da taxa Selic é uma notícia positiva para a indústria da construção.
VANTAGENS DA REDUÇÃO NA TAXA SELIC
- Crédito mais acessível
Os bancos se baseiam na Selic para definir as taxas de juros dos empréstimos. Quando há uma queda na Selic, a tendência é de que as instituições financeiras acompanhem esse viés e diminuam as taxas de juros. Com isso, o crédito fica mais acessível para a população.
- Compra de imóveis
O crédito imobiliário é impactado positivamente com o recuo da Selic, mesmo que o reflexo não seja imediato. A demora acontece porque a taxa de financiamento leva em consideração outros encargos, que vão além da Selic.
Mesmo assim, o mercado imobiliário deve ser beneficiado, principalmente quem busca crédito bancário.
- Aquecimento da economia
Os juros altos desaceleram a economia. Com a queda da Selic, a tendência é que o dinheiro volte a circular.
O juro real na casa de 10% atrapalha o crescimento econômico do país. Já o barateamento dos juros – mesmo que em pequeno nível – estimula a economia.
No longo prazo, a economia real vai ter bom impacto após a queda da Selic, principalmente com financiamentos mais baratos para automóveis e imóveis
Vale lembrar: Os juros mais baixos sinalizam aumento do consumo e da produção das empresas, que obtêm capital mais barato para novos investimentos.
O QUE DIZEM A CBIC E O SINDUSCON JOINVILLE
A indústria da construção civil considerou positiva a redução em 0,5 ponto porcentual na taxa básica de juros, mas defende que o movimento de cortes tenha continuidade nos próximos meses.
No entendimento das entidades do setor, o processo de redução deve ser continuado para que os investimentos voltem a acontecer, gerando cada vez mais emprego e renda no País.