RH Ágil: um novo modelo de gestão de pessoas
O mundo evolui de maneira acelerada e, seja qual for o porte ou o segmento, as empresas precisam encontrar ferramentas para acompanhar esse ritmo. É preciso ser ágil para se manter competitivo. E isso diz respeito inclusive ao RH, que tem papel fundamental nas decisões estratégicas das companhias, na cultura e no clima organizacional e na gestão de talentos.
Esse conceito de agilidade e mais eficiência nos processos surgiu com o Manifesto Ágil, há cerca de 20 anos, no setor de tecnologia. Hoje, é aplicado também em outras áreas do negócio. Em 2017, foi lançado o Manifesto para o Desenvolvimento Ágil do RH, que vem inspirando e impulsionando avanços na cultura e na mentalidade das empresas no que diz respeito à gestão de pessoas.
Sem deixar de valorizar as premissas e as funções essenciais do RH, o RH Ágil permite uma nova postura, com maior equilíbrio entre o que precisa ser preservado nas rotinas e o que pode ser mais criativo e colaborativo. É uma forma de agilizar tarefas operacionais do dia a dia, “liberando” o time para processos mais complexos, criativos, humanos e estratégicos para o negócio.
Com isso, tem sido possível buscar o equilíbrio entre uma diretriz de trabalho que respeite as estruturas hierárquicas, sigilo, gerenciamento/retenção de talentos, recompensas extrínsecas e o cumprimento de obrigações, mas que também evolua para conceitos como redes colaborativas, transparência, adaptabilidade, inspiração e comprometimento, motivação intrínseca e ambição.
A aplicação de tudo isso na prática exige mudança de mentalidade não só do RH, mas de toda a empresa e das lideranças, além do uso de tecnologia. Isso, porém, não significa altos investimentos em ferramentas tecnológicas, já que existem inúmeros recursos gratuitos e startups com soluções bastante atrativas. Mais uma vez, criatividade e mudança de mentalidade são as chaves do sucesso para quem busca o RH Ágil.
As boas práticas para quem deseja alcançar alta performance neste novo conceito incluem ouvir os colaboradores continuamente; revisar os procedimentos da área de RH, identificando políticas e práticas desalinhas com as expectativas dos colaboradores; aprender sempre sobre todas as coisas e adaptar os processos, simplificando as políticas e normas da empresa.
Com o conceito de RH Ágil implementado, fica mais fácil contribuir com estratégias assertivas voltadas à gestão de pessoas, ao desenvolvimento de colaboradores e, consequentemente, com o sucesso empresarial.
- Conteúdo elaborado pelo Grupo de RH do SINDUSCON Joinville com informações da consultora Leila Rosa, da COCRHIA.